20 dezembro 2005

Natal

Da criança, passámos a homens.

Passaram-se a contar os anos e os natais.

Deixámos de ouvir os contos fantásticos dos nossos avós ou pais e

Começámos a aprender novas coisas

A ouvir outras histórias sem encanto e

A despertar para a experiência de vida

Os sonhos desapareceram, ou na melhor das hipóteses ficaram

Arrumados num armário.

O colorido do Pai Natal, passou a tons pretos e cinzentos,

Deixando cair a beleza de tempos idos

O primeiro comboio de corda,

Um carro miniatura da Corsy Toys,

Ou até aquele single.

E o presente da vida e dos anos,

Trouxe-nos outra forma de vida,

Consumista, hipócrita, sem tempo, sem horas, sem cor, sem sonhos.

No entanto, a nossa condição de bons humanos,

Pede coisas simples e sem preço,

Saúde, Paz e Alegria

Para os nossos filhos, país, avós, netos, irmãos, amigos, vizinhos, colegas…

Todo o Mundo.

No entanto existe um mito

Uma mentira maravilhosa que podemos continuar a contar aos nossos filhos,.. netos…

Que é a do Pai Natal!

O fabuloso Pai Natal que de certeza vos criou algumas insónias e sonhos na noite de Natal.

Um dos primeiros sonhos de criança e talvez dos mais fabulosos.

Para todos um Bom Natal, com muito amor, saúde e sonhos.

11 Comments:

Blogger Maria said...

"Hoje é dia de ser bom.
É dia de passar a mão pelo rosto das crianças.
De falar e de ouvir com mavioso tom,
de abraçar toda a gente e de oferecer lembranças.
(...)
Mas a maior felicidade é a da gente pequena.
Naquela véspera santa
a sua comoção é tanta, tanta,
que nem dorme serena.
(...)"
Este poema do Gedeão deves conhecê-lo. È grande demais para o colocar aqui, e o que mais importa é dizer-te como gostei de te ter de volta.
Há alguma desilusão nas palavras, mas quem sou eu para o dizer; tb não estou muito para Natais. Amigo José mais uma vez um beijo grande, e como tu te digo, Bom Natal, com muito amor, saúde e sonhos.
:-)

dezembro 21, 2005  
Blogger Su said...

passei para desejar-te um feliz natal e um ano novo cheio de coisas belas, para ti e todos os teus
mil jocas maradas de natal

dezembro 21, 2005  
Blogger CLÁUDIA said...

Tenho andado desaparecida por falta de tempo, mas hoje tinha mesmo que vir cá para te desejar um NATAL excelente, cheio de paz, harmonia e felicidade.

Fica bem. Beijinhos ***

dezembro 23, 2005  
Blogger ☆Fanny☆ said...

O Natal já passou, pelo menos aquele que "obriga" a comprar prendas, puro materialismo. O Natal, para mim é todos os dias do ano, por isso eu desejo ainda FELIZ NATAL. Um Ano Novo 2006 cheio de boa saúde, muitas alegrias e sonhos concretizados!

Que o AMOR e Paz sejam uma constante em tua vida!

Um abraço de estrelas*

Fanny

dezembro 26, 2005  
Blogger Poemas e Cotidiano said...

Ola Jose,
Vi seu comentario no blog da Fanny e vim conhecer o seu.
Gostei muito! E essa mensagem de Natal eh mesmo maravilhosa!
E uma grande verdade: podemos passar aos nossos filhos a magia do Natal.
Um abraco!
Mary

dezembro 27, 2005  
Blogger NIcinha na Holanda said...

José,
Cheguei aqui através do blog da Mary. O seu espaço é um lugar muito agradável. Boa música e bonitos poemas. Gosto muito de poesia. O Natal é realmente muito especial em nossas vidas...Não devemos nunca esquecer a razão porque comemoramos o Natal: Jesus.
Desejo que 2006 seja um ano bom para todos nós.
Um abraço de amisade.
Eunice

dezembro 28, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Não importa quem te feriu, o importante é que você ficou,
não interessa o que te faltou, tudo pode ser conquistado,
não se ligue em quem te traiu, você foi fiel,
não se lamente por quem se foi, cada um tem seu tempo,
não reclame da dor, ela é a conselheira que nos chama de volta ao caminho,
não se espante com as pessoas, cada um carrega dentro de si, dores e marcas que alteram o seu comportamento, ora estamos felizes e transbordamos de alegria e paz, ora estamos melancólicos e só queremos ficar sozinhos...

janeiro 10, 2006  
Anonymous Anónimo said...

COMO SE MEDE UMA PESSOA?




Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento.
Ela é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado.
É pequena para você quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: A amizade, o respeito, o carinho, o zelo e ate mesmo o amor.
Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto com você.
É pequena quando desvia do assunto.
Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma.
Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.
Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.
Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande.
Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.
É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos.
Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.
Uma pessoa é única ao estender a mão e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma.
O egoísmo unifica os insignificantes.
Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande... É a sua sensibilidade sem tamanho...

janeiro 10, 2006  
Anonymous Anónimo said...

DIA DE FAXINA
Autor desconhecido

Estava precisando fazer uma faxina em mim...
Jogar alguns pensamentos indesejados fora, lavar alguns tesouros que andavam meio que enferrujados...
Então tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais!
Joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões...
Papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca dei; joguei fora a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que nunca li.
Olhei para os meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas... e as coloquei num cantinho, bem arrumadinhas.
Fiquei sem paciência!...
Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste...
Mas lá também havia outras coisas... e belas!!!
Fui me encantando e me distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças.
Um passarinho cantando na minha janela...
aquela lua cor de prata, o pôr do sol ...
Sentei no chão, para poder fazer minhas escolhas.
Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou.
Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se as envio para o lixão.
Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima, pois quase não as uso, e também joguei fora no mesmo instante!
Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: o amor, a alegria, os sorrisos, um dedinho de fé para os momentos que mais precisamos...
Como foi bom relembrar tudo aquilo!!!
Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as à mostra, para não perdê-las de vista.
Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurado bem à minha frente, coloquei a minha
capacidade de amar...
e principalmente de RECOMEÇAR...

janeiro 10, 2006  
Anonymous Anónimo said...

"Com o tempo, você vai percebendo

que para ser feliz com uma outra pessoa você precisa,

em primeiro lugar, não precisar dela.

Percebe também que aquele cara que você ama

(ou acha que ama) e que não quer nada com você,

definitivamente, não é o homem da sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e,

principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

O segredo é não correr atrás das borboletas...

É cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você

estava procurando, mas quem estava procurando por

você!"

janeiro 10, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Hoje Mais do Que Nunca,
Olhei em Volta e Vi o Quanto Estou Só.
Não Tenho Pessoas ao Meu Lado,
Amo Platonicamente,
Tudo que Tenho é Trabalho,
Muito Trabalho.
Sinto-Me uma Verdadeira Máquina de Produção.
E Lamento Muito, Pois Sonhei...
Busquei...
Tentei Construir...
Mas Não Adianta Lamentar,
Não Tenho Tempo pra Isso,
Cada Minuto É Precioso Para O Trabalho.
Mesmo Assim Sou Feliz,
Feliz Porque Posso te ver Entrar e Sair On-Line,
Posso Navegar em Teus Versos,
Posso Sonhar...São Tantos Os Sonhos.
Eu Precisava Te Dizer Isso.
Dizer Que Te Amo.
Se é Eterno???
Gostaria que Fosse,
É Gostoso , Preenche um Pouco do Meu Vazio.
Se É Real???
O Que Sinto É Real, Pulsa, Lateja, Cria Fantasias,...
Se É Amor???
Bem, se Não For Amor, Pelo Menos me Engana Perfeitamente. Não Importa.
Realmente Não Importa.
Seja Feliz , Ou Fique (Rapidamente) Triste, Que Meus Sentimentos , Na Distancia Iram Te Acompanhar.

janeiro 10, 2006  

Enviar um comentário

<< Home