06 outubro 2005

Primeira canção em Lisboa



Para a Dulce

Primeira canção em Lisboa
Em Lisboa é que nascem as gaivotas.
Que pena, meu amor, o mar não ser
um copo de água pura. De água para
a sede que em Lisboa eu vi nascer.

Em Lisboa. Capital do vento sul.
Coração do meu povo. A doer tanto
que a dor se tornou cor. E é azul
como a ganga dos homens do meu canto.

Em Lisboa a gente morre sem idade.
Devagar. Como se faz uma canção.
E há um pássaro que voa. É a saudade.
E uma janela aberta. O coração.

"Joaquim Pessoa"

6 Comments:

Blogger Maria said...

"Lisboa chora dentro de Lisboa
Lisboa tem palácios sentinelas.
E fecham-se janelas quando voa
nas praças de Lisboa-branca e rota
a blusa de seu povo-essa gaivota."

Excerto de "Lisboa perto e longe" de Manuel Alegre

Obrigada José por este poema lindo sobre a cidade onde nasci e que também considero muito bela. COnheces este de que te mando apenas uma estrofe?

outubro 06, 2005  
Blogger José said...

"Lisboa tem o Tejo tem veleiros
e dentro das prisões tem velas rios
dentro das mãos navios prisioneiros
ai olhos marinheiros - mar aberto
- com Lisboa tão longe em Lisboa tão perto."
Fragmento de "Lisboa perto e longe" de Manuel Alegre

Obrigado por esta troca, de lindas palavras, Dulce.

outubro 07, 2005  
Blogger Maria said...

Bjs :-)

outubro 07, 2005  
Blogger Maria said...

Já estava a sentir a tua falta. Os teus comentários levantam sempre a minha auto-estima e gosto muito de te ler. Também tens estado afastado do teu cantinho! O trabalho tem-te afastado destes trilhos.
Olha já andava há muito tempo para por música e nunca tinha conseguido. Foi um amigo da blogosfera que me ajudou e só a tenho desde hoje à tarde. Vou tentar ver se posso ajudar-te a ti agora. Se descobrir uma forma digo-te. Fico contente que tenhas gostado da minha escolha. Eu também gostei e já tinha pensado que quando me visitasses também irias gostar.
Bjinhos.

outubro 12, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Aprazivel escolha a lembara a canção de lisboa para postar dedicando a alguém. Beijinhos.

outubro 12, 2005  
Blogger Maria said...

Quando quiseres saber como pôr música aqui, escreve-me para o e-mail que consta do meu perfil. De lá respondo-te.
Bjos.

outubro 13, 2005  

Enviar um comentário

<< Home