09 novembro 2005

O amor é uma companhia

O amor é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só.
Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.
Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.

Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela.
Todo eu sou qualquer força que me abandona.
Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio.

ALberto Caeiro

8 Comments:

Blogger Maria said...

Meu amigo, o amanhã está já aí, mesmo na tua frente. Não o vês? O amanhã és também tu que constróis, com a tua força, com os teus sonhos, com tudo o que tens.
Mesmo só, nessa estrada que nos mostras, nesses caminhos que percorres, o amanhã pode ser belo. Só depende de ti. E os Amigos cá estão para dar aquela Força que às vezes precisamos tanto.
Mesmo virtualmente, podes contar comigo também.
Beijos.

novembro 09, 2005  
Blogger Su said...

olá, gostei da tua visita pelo meu xanax
adorei o teu blog
amei caeiro "O amor é uma companhia. Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só."
voltarei
jocas maradas e muita força para esse lado

novembro 11, 2005  
Blogger CLÁUDIA said...

"Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo."

Dá que pensar, não dá? Quando as ausências de alguém são a nossa companhia...

Beijo ***

novembro 14, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Uma agradavel escolha, este poema. Boa postagem de imagem. Beijinhos.

novembro 17, 2005  
Blogger ☆Fanny☆ said...

Sempre adorei este poema! Fernando Pessoa (Alberto Caeiro) sempre será ETERNO em nós, almas sensíveis que nos emocionamos com as palavras do coração.
O amor é uma companhia, sem dúvida que é...e mesmo na ausência desse amor, as lembranças, a saudade fazem-nos companhia e afagam-nos a "solidão".

Um beijinho*
*Fanny*

dezembro 02, 2005  
Anonymous Anónimo said...

RAZÃO X EMOÇÃO

Ninguém jamais conseguiu explicar como foram criadas as almas gêmeas,
Mas eu me lembro bem dessa história.
Estavam lá no céu, todas as almas, umas eram somente razão,
outras somente emoção, duas filas distintas.
Finalmente chegou a minha vez de ser
colocado em uma das filas.
Olhei para ambas e me identifiquei com a da razão,
acontece, porém, que quando avistei você na da emoção,
meus olhos brilharam,
foi como se fosse um imã a me puxar.
Aproximei-me do criador e lhe disse:
- Eu gostaria de ficar na fila da emoção, pode ser?
que existe uma doce alma lá, que me encantou!
Está bem! - falou Ele - Você até poderá escolher seu lugar,
mas antes quero lhe explicar algo,
depois então você fará a sua opção.
Existem almas que são gêmeas: tudo nelas é igual,
a única diferença que eu coloquei foi à razão e a emoção,
justamente para que elas possam se completar...
como se fosse um encaixe.
Possuo uma grande percepção para
distinguir as almas gêmeas e por isso
entendi que aquela que se encontra
ali na fila da emoção, é a sua
(falou apontando para você)
daí querer te colocar na da razão.
Caso vocês fiquem juntas,
o encanto das almas gêmeas se acabará,
ao passo que se ficarem separadas,
ele permanecerá.
No entanto, devo lhe contar algo:
as almas gêmeas nem sempre se encontram,
porém vivem sempre unidas pelo coração...
Por outro lado, quando se encontram,
jamais se separam,nem mesmo Eu consigo
executar esse afastamento.
Entendi naquele momento que a razão
não sobrevive sem a emoção,
e a emoção por sua vez
precisa da razão para viver.
- Prefiro a fila da razão!
Encaminhei-me para o meu lugar, me posicionei e,
nesse mesmo instante, você,
que não tinha até então
percebido a minha presença,
olhou-me e sorriu!
Hoje, eu sou a razão, você a emoção.
Eu te dou o chão e você
Leva-me à lua.
Hoje, eu entendo o que o Criador
quis me dizer com:
...é como se fosse um encaixe.
Hoje, eu sou a razão correndo atrás da emoção
e você a emoção pedindo aos céus
que eu possa pertencer a
mesma fila que você...
...mas o que você não sabe
que fui eu mesmo quem
escolheu o meu lugar,
só para ser a sua alma gêmea.
...o que você não sabe é que,
mesmo antes de pertencer a
qualquer uma das filas,
eu já te amei.
Quando voltarmos para o lado de lá,
você há de entender tudo isso
e se eu puder escolher uma das filas novamente,
eu ainda vou querer ficar separado de você.
A única diferença é que escolherei
a fila da emoção para sonhar como você sonhou,
e que você fique na da razão
para entender como sofri!

janeiro 10, 2006  
Anonymous Anónimo said...

"apesar de vc, amanha há de ser outro dia..."

janeiro 10, 2006  
Anonymous Anónimo said...

A morte do amor
O amor nunca morre de morte natural.
Morre porque nós não sabemos reabastecer sua fonte.
Morre de cegueira,dos erros e das traições.
morre de doenças e das feridas;morre de exaustão,das devastações,da falta de brilho.

janeiro 11, 2006  

Enviar um comentário

<< Home